Descubra aqui o que você deve verificar para que o seguro de viagem possa ajudar quando você precisar.
Problemas ocorridos durante uma viagem de férias pode lhe render muitos transtornos e investimentos financeiros que você não estava preparado. Esse gasto pode comprometer o seu orçamento de viagem, caso não tenha contratado um seguro de viagem.
São muitas as experiências negativas que viajantes tiveram em diferentes tipos de viagem e destinos. Você não vai querer correr o risco, vai? Veja aqui o que se atentar antes de contratar o seguro viagem para ter a ajuda que precisar.
SIMULE SEU SEGURO VIAGEM COM 10 SEGURADORAS
Qual é o seu destino de viagem?
A importância de verificar o que contratou no seguro de viagem
São muitos os problemas que podem ocorrer desde o momento que você entra no aeroporto para viajar. Entre eles, alguns são perdas que podem prejudicar as suas férias.
Você já deve ter tido experiências, ou conhece alguém que já teve, de precisar acionar o seguro viagem. Com isso, deve saber que escapou de muitas dores de cabeça, desde gastos elevados até problemas burocráticos.
Porém, não basta contratar o seguro, é preciso verificar se está ou não contratando o tipo certo. Ou seja, contratar serviços que não vão protegê-lo contra um imprevisto mais provável em seu destino de férias.
Mas como vou saber quais coberturas vou precisar? Para isso, visite sites para conhecer o destino escolhido, faça um roteiro de viagem e apresente-o ao seu corretor.
Com o roteiro em mãos, ele poderá indicar as coberturas que você possa vir precisar. Por exemplo, se você vai fazer uma viagem de aventura, precisa ter as coberturas que um seguro viagem turismo de aventura oferece.
E se você praticar esportes na neve, mas não contar com proteção para os riscos que o esporte oferece, correrá grande risco de arcar com as despesas, em caso de sofrer um acidente. Ou seja, para que a seguradora possa te ajudar, é preciso ter o seguro viagem para neve.
O que você deve verificar para que o seguro de viagem possa ajudá-lo quando precisar
Para que você não fique na mão quando mais precisar do auxílio da sua seguradora, selecionamos algumas dicas. Veja o que considerar antes de assinar a apólice do seguro e garanta que está pagando pelo que possa precisar.
Aqui você encontrará 5 coisas que não devem faltar no seu contrato, conforme o site Telegraph Money. Anote!
1. Interrupção da viagem por questões de saúde ou morte parental
Se você tem um parente que possui uma enfermidade e que não está viajando junto, fique atento. Você deve verificar se a sua apólice cobre o cancelamento ou interrupção da viagem, caso ele piore e você precise cuidar do mesmo. Essa é uma cobertura extra que também é válida para o caso de morte de um familiar.
2. Atividades extras
Mesmo que você tenha pesquisado sobre o destino de férias e feito um roteiro de viagem, pode querer experimentar outras atrações. Para não correr o risco de se machucar e não contar com a proteção que precisa, contrate o seguro com complemento. Ou seja, inclua em sua apólice coberturas extras para te proteger contra esportes ou atividades de risco. Assim, você terá cobertura para o caso de se acidentar ao praticar desde trekking até o surf.
3. Cancelamento de viagem
Muitos viajantes acreditam que é obrigação das seguradoras ressarci-los, em caso de cancelamento de viagem. Porém, a maioria delas cobre apenas uma quantidade limitada de motivos especificados para esse caso. Solicite um plano que ofereça essa cobertura e atente-se ao fato de ser limitada ou cobrir qualquer circunstância.
4. Cobertura contra desastres naturais
Esse é um tipo de cobertura que dificilmente as seguradoras oferecem dentro do plano. Então, fique atento aos perigos que o destino de férias oferece e contrate-a como coberturas extras. Verifique na sua apólice, se consta a cobertura para eventos catastróficos ou de força maior. Alguns países ficam em estado de alerta para o caso de tufões (Japão) e furacão (Estados Unidos).
5. Motos e ciclomotores
Ao sair de férias, você pode querer se aventurar a explorar a região do destino escolhido, usando uma moto. Seja ciclomotores, motos ou quad bikes, saiba que o seguro viagem só protege se você contar com uma carteira de motorista válida. Mesmo que, conforme a lei do país, não seja exigido o uso de capacete, por exemplo, a sua seguradora pode exigir para liberar o seguro, caso sofra um acidente. Então, para não ter o seguro de viagem invalidado e arcar com todos os custos, atente-se a essa questão.
O contrato é grande, devo ler tudo?
Como especificado acima, você pode não contar com todas as proteções que julga estar protegido. A única forma de ter certeza sobre o que está ou não contratando, é lendo a sua apólice.
Para facilitar, saiba quais são e para que servem as coberturas do seguro viagem.
Na dúvida, pergunte ao seu corretor de seguros e jamais assine qualquer contrato sem entendê-lo. Além disso, certifique-se de estar contratando as coberturas que você achar mais necessárias.
Enfatizo sobre a importância de ter um roteiro de viagem e apresentá-lo ao seu corretor. Dessa forma, ele poderá incluir as coberturas mais essenciais ao seu plano.
Deixe um comentário