Cote
aqui o seu
Seguro Viagem!

Cote aqui o seu Seguro Viagem!

Cote em 30 segundos e compare as melhores opções:

Vamos para onde?

Solicitar

Como dar gorjetas em viagens ao exterior

Como dar gorjetas em viagens ao exteriorNo Brasil estamos acostumados a dar gorjetas e algumas situações e sabemos exatamente qual o valor ideal. Quando se faz uma refeição sabe se que 10% é um valor adequado de gorjeta e muitas vezes esse já vem discriminado na conta, para o táxi se dá um valor de acordo com a corrida e assim por diante.

Mas quando estamos fora do país os costumes são diferentes e os valores também. Neste caso pode-se ficar perdido ou cometer alguma gafe. Existe um site, Tip This Much, que ajuda nesse cálculo de acordo com o local que esteja.

Para que possa se preparar melhor antes de viajar e não ter despesas inesperadas com gorjetas separamos algumas dicas:

África do sul

O comum lá é deixar uma gorjeta entre 10% a 20% do valor da conta em bares e restaurantes.

Alemanha

Não vem incluso na conta, porém é comum em bares e restaures pagar em torno de 10% do valor da conta.

Argentina

Os restaurantes não incluem a taxa de serviço no pagamento com cartão, porém aceitam o valor em dinheiro e ainda voltam troco.

#PARTIU FÉRIAS? NÃO ESQUEÇA DO SEGURO VIAGEM

Qual é o seu destino de viagem?

Solicitar

Austrália

Por lá o valor é voluntário, mas o mais comum é de 10% nos restaurantes.

Chile

Assim como na maior parte da América do sul o valor é de 10% em bares e restaurante e para os taxistas arredonda se o valor ou deixa se uma taxa sobre o valor total.

Espanha

Na Espanha não existe uma porcentagem o mais comum é algo em torno de dois ou três Euros por refeição. Já em lugares mais sofisticados o valor pode ser um pouquinho mais como cinco Euros.

Estados Unidos

Por lá as gorjetas costumam ficar em torno de 15% nos restaurantes. Nos bares é comum deixar um dólar toda vez que for pegar uma bebida. Taxistas também estão acostumados a receber gorjetas, e elas costumam ser bem parecidas com a dos restaurantes. Os funcionários do hotel também recebem por isso o indicado é deixar todo dia 3 dólares com um bilhete de agradecimento para a camareira.

França

A conta normalmente já chega com uma taxa de 15% do serviço, porém não é obrigatório. O mais comum lá é arredondar a conta ou deixar uma moeda de Euro.

Itália

Os turistas costumam ser orientados a deixar 10%, porém é comum também se deixar apenas uns trocados ou arredondar a conta.

Japão

Por mais que para nós uma gorjeta seja o reconhecimento de um bom serviço, no Japão essa regra não funciona. Para eles deixar gorjeta é uma ofensa, não cometa esse erro.

México e Caribe

Nos restaurante elas costumam variar de 10% a 15%. Para os carregadores de mala 5 dólares estão adequados e para as camareiras 3 dólares por dia fazem com que seu quarto fique arrumadinho.

Paraguai

Nos hotéis não existe uma regra de valor, ficando a critério dos turistas, nos restaurantes o mais comum e de 10%.

Reino Unido

A muito comum vir incluso na conta 12,5%, porém se não vir vale deixar algo em torno disso. No hotel é comum algo em torno de 3 Euros e para os taxistas, normalmente deixa se o troco.

E você, como faz para dar gorjetas em viagens ao exterior?

Artigos relacionados:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.