Escolher um pacote de viagem ou ir por conta própria?

Viajar é sempre uma aventura, mas para que tudo ocorra da melhor maneira possível, é necessário que haja um planejamento. Por isso, é recomendável que a viagem seja organizada com, no mínimo, 3 meses de antecedência.

Uma grande dúvida do turista é como escolher a melhor opção para realizar a viagem. Pois, existe a seguinte pergunta: O que devo fazer, comprar um pacote de viagem ou planejar o próprio roteiro? Para responder essa questão, é fundamental analisar alguns aspectos. Veja a seguir os principais itens que relevantes para essa escolha.

Comodidade

Ao fechar um pacote de turismo, a empresa responsável que fará os agendamentos de acomodação e passeios.Isso pode ser bem útil para quem não tem conhecimento de uma língua estrangeira, facilitando o processo de contratação e pagamento dos serviços. Mas, para aqueles que desejam algo mais personalizado e fora do convencional, os pacotes podem não ser atraentes. Nesse caso, o turista deverá fazer seu próprio roteiro e negociar com o hotel e demais empresas prestadoras de serviço, seja pessoalmente ou pela internet.

SIMULE SEU SEGURO VIAGEM COM 10 SEGURADORAS

Qual é o seu destino de viagem?

Solicitar

Auto segurança

O turista deve se sentir seguro no momento da viagem. Geralmente, na primeira viagem ao destino, as pessoas ainda estão inseguras por não conhecerem bem o lugar e , principalmente nos destinos internacionais, por não serem fluentes no idioma local. Por exemplo: em uma viagem para Buenos Aires, o famoso “portunhol” é usado, com certa dificuldade, para se comunicar e aproveitar a viagem. Entretanto, em uma viagem para os EUA ou para a Europa, o conhecimento básico do inglês nem sempre é o suficiente para que haja uma boa comunicação.

Nesse último caso, o pacote de viagem é imprescindível, a não ser que o turista já tenha experiências em viagens para esses destinos. Pois, além da fluência em inglês ou outras línguas, o conhecimento de todos os procedimentos de início, meio e fim de viagem, incluindo transporte, estadia e passeios, estão sobre responsabilidade do turista. Mas, com o pacote de viagem, esse conhecimento é informado pelos profissionais que trabalham em agências.

Valores

O turista que deseja viajar por conta própria vai pagar pela viagem, hospedagem e passeio separadamente, podendo negociar os valores e buscar menores tarifas, podendo se hospedar em albergues e optar por períodos em que as passagens aéreas estejam mais baratas. Fazendo a viagem por uma agência de turismo, o viajante conta com a facilidade de parcelamento, em alguns casos em 10x sem juros.

Portanto, cabe ao turista analisar qual opção será melhor para seu perfil de viajante. Uma pessoa do tipo aventureira provavelmente irá preferir fazer um mochilão econômico por conta própria, reduzindo os custos com hospedagem e selecionando passeios mais baratos. Já uma família inexperiente em viagens talvez opte por contratar os serviços de uma agência para se preocupar menos com o planejamento, deixando a responsabilidade para a empresa.

Artigos relacionados:

Roberta Clarissa Leite

Roberta Clarissa Leite é jornalista e radialista, com 10 anos de experiência em radiofonia, é pesquisadora de literatura popular do nordeste brasileiro. Lançou em 2010 o documentário Nordeste que Rima, premiado pelo Ministério da Cultura do Brasil. Uma de suas paixões é viajar e compartilhar suas experiências com o público, além de estar sempre interessada em aprender novas línguas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.