Cote
aqui o seu
Seguro Viagem!

Cote aqui o seu Seguro Viagem!

Cote em 30 segundos e compare as melhores opções:

Vamos para onde?

Solicitar

Como transportar animais de estimação em voos

Conheça um guia prático sobre o transporte de animais em viagens aéreas e algumas dicas.

Como transportar animais de estimação em voos

Fonte: g1.globo.com

Se você tem um bichinho de estimação e gosta de levar ele com você em todas as suas viagens, vai precisar conhecer algumas regras sobre o transporte de animais em viagens aéreas. É importante saber que esse tipo de transporte segue algumas exigências e estas precisam ser analisadas com antecedência para que seja evitado qualquer problema com a companhia aérea.

Antes de sair em viagem, o dono do animal precisa adquirir um documento básico para poder viajar com seu pet, o Certificado Zoossanitário Internacional (CZI). Esse é um documento emitido por viagem que o seu pet realizar. Além dele, é importante que você tenha em mãos o comprovante de vacinação anti-rábica, principalmente para entrar em outro país, além do atestado de saúde do animal.

Existem lugares, países e cidades brasileiras, que possuem restrições para entrada de animais, como Fernando de Noronha, por exemplo, que para conseguir entrar com seu pet você terá que obter adiantado, uma Autorização de Entrada de Animais, esta é emitida pela Secretaria do Meio Ambiente e Turismo do Arquipélago.

Regras das companhias aéreas

As regras das companhias aéreas variam de empresa, mas no geral os animais de estimação têm que estar com suas vacinas em dia. Outra regra comum é que eles devam estar acomodados em caixas ideais para seu transporte e se o dono quiser que seu pet viaje ao lado, precisa solicitar permissão com antecedência, esta pode ou não ser autorizada.

Algumas companhias aéreas permitem levar até 3 animais que tenham mais de 4 meses. Mas é preciso que os pets estejam em um container rígido, de plástico muito resistente ou de fibra, desde que ele seja flexível, com hastes internas de metal para aumentar a força da estrutura e que o material seja impermeável.

#PARTIU FÉRIAS? NÃO ESQUEÇA DO SEGURO VIAGEM

Qual é o seu destino de viagem?

Solicitar

O limite máximo de comprimento é de 20 centímetros de altura por 31,5 centímetros de largura. Lembrando que o espaço interno deve proporcionar conforto ao animal, portanto, o mesmo tem que ser condizente com o seu tamanho. Outro ponto a se atentar é que o container do animal precisa ter aberturas para que circule o ar com facilidade, além de que é fundamental que este tenha um revestimento para absorver a urina e fezes do pet.

E para uma viagem mais tranquila com o animal de estimação, as companhias aéreas exigem também que o suporte para viajar com os pets tenham um dispositivo que impede a abertura acidental.

Antes de sair em viagem com o pet

Após ter adquirido a autorização para viajar com o pet, é importante esterilizar as embalagens, desinfetando-as para que não transmita doenças para os animais que também estão viajando e para as pessoas no mesmo voo. E não se esqueça de, além das regras acima, fazer a reserva do seu pet com a empresa aérea, pois esta será cobrada uma taxa adicional.

Cão-guia

Como se trata de um caso em que há uma necessidade especial, o cão-guia será transportado sem qualquer custo adicional ao passageiro. Sem contar que o passageiro ganha o direito de levar seu pet ao seu lado durante toda a viagem, desde que o mesmo tenha coleira.

O cão-guia deverá estar equipado de uma correia e não precisa usar focinheira, porém não é descartada a norma em que a companhia aérea deverá ser informada com antecedência sobre a viagem com um cão-guia e todos os documentos necessários para o embarque, como atestado médico que comprove a necessidade do passageiro em embarcar com o seu cão-guia.

Como essas são regras mais comuns, o ideal mesmo é entrar em contato com a companhia aérea para tirar todas as dúvidas e verificar com antecedência o procedimento da mesma para que não de nada errado no embarque e isso acabe gerando dor de cabeça e até mesmo o cancelamento do voo com o animal.

– Artigos relacionados

As 3 melhores trilhas do mundo

Vídeos de viagens ganhadores em 2015

As livrarias mais bonitas do mundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.