A cobertura do seguro viagem começa quando?

Você sabe quando começa a cobertura do seguro viagem? Descubra aqui e faça sua cotação do seguro viagem!

Com um seguro viagem você pode viajar mais tranquilo, pois sabe que pode contar com uma assistência adequada e a qualquer momento da sua viagem. Mas você sabe a partir de quando pode começar a usufruir o benefício?

Veja aqui quando começa a cobertura do seguro viagem!

SIMULE SEU SEGURO VIAGEM COM 10 SEGURADORAS

Qual é o seu destino de viagem?

Solicitar
A cobertura do seguro viagem começa quando

Imagem: Dollar

Quando começa a valer a cobertura do seguro viagem?

Você tem direito a usar o seu seguro viagem a partir da data de início da viagem que foi informada à empresa seguradora. Mas, isso, desde que o pagamento total tenha sido efetuado.

Conheça o início do benefício para cada tipo de viagem:

  • Para viagens de ônibus a vigência do seguro começa no momento do seu embarque.
  • Para viagens com transporte marítimo ou aéreo, a vigência começa após a passagem do cliente pelo portão de embarque.
  • No caso de viagens de carro ou moto, sua vigência é à partir de 100 quilômetros de distância da sua residência.

Além disso, com esse benefício você conta com muitas outras vantagens no decorrer da sua viagem.

Até quando estou coberto pelo seguro viagem?

A cobertura do seguro viagem começa quando?

Imagem: Pixabay/mary1826

Um seguro viagem cobre a sua viagem toda, a partir do seu embarque até a volta ao país ou cidade de origem.

Já no pré-embarque você já poderá usufruir dos benefícios do seu seguro e alguns cobrem até mesmo cancelamento de passagens. Ou seja, eles reembolsam o valor gasto com suas passagens, porém você precisa avisar com um prazo de 48 horas.

Vale saber que não são todos os planos que proporcionam essa cobertura, como dito acima, é muito importante ler as cláusulas do seu contrato. Portanto, leia atentamente sobre os tipos de coberturas do seguro para viagem.

Sem contar que, dependendo do plano, a empresa reembolsa apenas por motivo extremo como, morte na família, doenças ou acidente. Então, se algo desse tipo lhe acontecer você terá o direito de acionar seu seguro e reaver todo o dinheiro relativo à sua passagem.

Então, vale a pena contratar um seguro viagem?

Sim, como você viu acima, a proteção dura por toda a sua viagem, do início ao fim. Além disso, comprar um bom seguro de viagem não é visto mais como um gasto e sim, um investimento.

A proteção garante o socorro que você precisa no destino internacional ou nacional, conforme as coberturas contratadas. Por exemplo, se você torce o pé, pegar um forte resfriado, ficar com dor de dente, entre outras eventualidades.

Para esses e outros casos cobertos, você só precisa acionar a seguradora que ela indicará a clínica ou hospital mais próximo. Se o problema de viagem ocorrer ainda no aeroporto, a seguradora cuidará de todos os procedimentos burocráticos.

Da mesma forma em caso de outros perrengues comuns em viagens, a seguradora será acionada gratuitamente por você. Assim, ela cuidará de todos os procedimentos, indicando e acompanhando até a total solução.

Devo acionar a seguradora antes ou após o sinistro em viagem?

A cobertura do seguro viagem começa quando?

Imagem: Pixabay/Tumisu

Acione a seguradora assim que ocorrer o sinistro em viagem. Vale ressaltar que você só usufruirá dos benefícios se contatar a central de atendimento, que é regra para a maioria das seguradoras.

Portanto, acione a empresa pelo número que consta em contrato, dentro do prazo que lhe foi estabelecido.

Existem casos em que antecedem o evento, como nos casos de acompanhantes para internação no exterior. Então, se você ficar doente e precisar ficar internado ou fazer cirurgia, dependendo da cobertura do seu seguro, ele cobre as passagens de ida e de volta, estadia e outras despesas para um acompanhante.

Nesse caso, é importante lembrar de comunicar a seguradora antes do embarque do acompanhante, de preferência, com 48 horas de antecedência.

Sempre leia o seu contrato antes de assinar e, caso tenha dúvidas, solucione até que tenha entendido completamente. Isso é importante para que você saiba todos os seus direitos em relação ao seguro viagem que está contratando.

Lembre-se de que os benefícios variam de empresa para empresa, tempo de viagem, valor do seguro, idade dos viajantes, entre outros. No caso de dúvidas, entre em contato com a seguradora contratada.

A maioria oferece atendimento em português, mesmo em caso de viagem internacional e recebe ligação gratuita.

Como saber qual cobertura do seguro viagem é indispensável?

Como as seguradoras oferecem vários tipos de planos de seguro viagem, você precisa se atentar as coberturas que cada um deles oferece. Isso porque as coberturas variam de operadora a operadora de seguros, já que cada uma cria seus planos com coberturas que sejam atraentes ao consumidor.

Porém, há coberturas básicas mínimas e que são obrigatórias por lei, de acordo com que a SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) definiu, conforme as novas regras do seguro viagem que vigorou em 2016. Elas são:

  • Despesas médicas.
  • Hospitalares.
  • Odontológicas.
  • Traslado de corpo.
  • Regresso sanitário.
  • Traslado Médico.

Outras coberturas são consideradas adicionais, as chamadas coberturas extras, como é o caso de:

1. Assistência bagagem: para casos de roubo, extravio, furto, destruição ou dano.

2. Regresso antecipado: o segurado recebe indenização para suas despesas com traslado até seu local onde mora ou de origem da viagem, desde que o evento ocasionado seja coberto.

3. Funeral: indenização para despesas com o funeral, para morte durante a viagem.

4. Cancelamento de viagem: o segurado recebe indenização que não são reembolsáveis nos pacotes turísticos ou outros serviços de viagens, como hospedagem, por exemplo, respeitando sempre o contrato.

Além dessas, a seguradora pode oferecer outras coberturas adicionais, desde que respeite plano de seguro para viagens. Elas podem ser:

  • Assistência jurídica.
  • Despesas legais com detenção privada de forma indevida.
  • Auxílio para perda de documentos.
  • Assistência para ordem de prisão.
  • Atraso de voo.
  • Despesas com medicamentos.

Aproveite e saiba quais são as coberturas do seguro viagem que você não sabia que tinha!

Qual seguradora oferece a melhor cobertura do seguro viagem?

ranking seguradoras

Pixabay/Tumisu

No mercado você vai encontrar muitas seguradoras que oferecem esse produto, porém vai também encontrar muitas ofertas e variações de planos. Entre as seguradoras mais conhecidas no mercado nacional, destacamos a:

A única forma de saber qual a melhor cobertura é fazer o roteiro da sua viagem e passar todas as informações para o seu corretor. Ele saberá encaixar as melhores coberturas de seguro viagem para o seu plano, assim não correrá o risco de sofrer qualquer dor de cabeça.

Lembre-se de que a melhor cobertura do seguro viagem é aquela que supre todas as necessidades que você possa ter durante o seu passeio. Assim sendo, considere desde o momento em que sai de casa até seu retorno.

Você pode conferir uma lista com as seguradoras de seguro viagem mais renomadas!

Mercado de seguro viagem

O mercado de seguro viagem está crescendo cada vez mais e somente na última década o número de vendas triplicaram, alcançando recordes incansáveis. Isso se dá pelo fato de que a classe C adquiriu maior poder aquisitivo e as pessoas têm mais condições para viajar para o exterior.

Outro fato importante dessa alta de mercado é que em alguns países o seguro viagem se tornou obrigatório. Mas, ainda assim, os brasileiros estão também cada vez mais conscientes sobre sua segurança.

Fazer um seguro viagem não pesa no orçamento destino a viagem, pois o valor pode variar entre R$ 14,00 e R$ 100,00 (diário) dependendo do tipo de coberturas. Ao fazer um seguro viagem você precisa se atentar às cláusulas do contrato para saber quais são as coberturas disponíveis e não ser pego de surpresa em seu passeio.

Publicado em 03/05/2014 e atualizado em 07/02/2020.

Andreia Silveira

Andreia Silveira é especialista em viagens. Redatora e editora desde 2011, iniciou os estudos em Turismo e Letra, USC-Bauru. Graduando em Gestão de Turismo, Uninter, possui certificação como Gestora de Turismo pelo MTur e em Operação de Roteiros Turísticos e Monitoria de Atrativos Turísticos.

3 Comentários

Verônica

Olá!

É muito bom saber quando já podemos usar a cobertura, especialmente porque no aeroporto sempre ocorrem problemas, como voo atrasado.

Att.

Comentar
Luciana

Oi Andreia, achei muito interessante o seu texto. Muita gente ainda pensa que gastar com seguro viagem é desperdício. Basta acontecer algum problema na viagem para qualquer um mudar de ideia. Eu nunca viajo sem fazer o meu, seja qual for o destino.

Até logo

Comentar
Sanaira Silveira

Bom dia Luciana,

Obrigada pela mensagem
Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de seguro viagem, o SeguroViagem.org é o melhor lugar.
Visite nosso site e faça sua cotação! Preencha o formulário em nossa página https://www.seguroviagem.org e receba todas as informações necessárias para a realização de sua proposta.

Obrigada!

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.