Cote
aqui o seu
Seguro Viagem!

Cote aqui o seu Seguro Viagem!

Cote em 30 segundos e compare as melhores opções:

Vamos para onde?

Solicitar

Perdi o passaporte no exterior, o que devo fazer?

Perdeu o seu passaporte no exterior? Saiba aqui como proceder com as nossas dicas.

Perdi o passaporte no exterior, o que devo fazer?

Fonte: forafoco.com.br

Por mais seguro que um país seja, há sempre o risco do turista ser assaltado, além das chances de perder os documentos.

Se você vai viajar para o exterior é importante saber como proceder em diferentes situações para não ser pego de surpresa.

Entre as situações mais comuns que turistas estrangeiros enfrentam, está a perda ou furto dos documentos, incluindo o passaporte.

Para ajudar você nessa questão, separamos algumas dicas úteis no decorrer do artigo, pois são poucas as coisas que dão mais dor de cabeça do que a perda do passaporte.

E se isso acontecer com você, a primeira coisa a fazer é até uma delegacia para registrar um boletim de ocorrência e, em seguida, ir pessoalmente à embaixada ou ao consulado mais próximo e pedir um novo documento.

#PARTIU FÉRIAS? NÃO ESQUEÇA DO SEGURO VIAGEM

Qual é o seu destino de viagem?

Solicitar

É importante saber que os órgãos consulares não estão abertos aos finais de semana, bem como também aos feriados, então nesses casos a sua viagem será adiada por alguns dias. Mas se você perdeu o seu passaporte com pouco tempo para retornar ao Brasil, você poderá solicitar uma ARB (Autorização de Retorno ao Brasil) na embaixada ou consulado.

Porém, se ainda estiver no meio da viagem e desse destino você for para outros países, vai precisar pedir um passaporte novo. Embora a ARB seja gratuita, você só pode usá-la uma vez, já o passaporte novo você terá que pagar uma taxa, que pode custar o dobro do valor de renovação no Brasil.

O tempo que o passaporte vai ficar pronto depende da época do ano e da urgência que você tem, variando a entrega no mesmo dia ou em poucos dias após o pedido. Vale saber que a validade do seu novo passaporte poderá sofrer redução, de acordo com a autoridade consular.

Perdi meus documentos com o passaporte, o que faço?

Ao solicitar um novo passaporte ou mesmo a ARB, o consulado vai te pedir alguns documentos. Caso tenha perdido também, você poderá apresentar o registro de ocorrência policial, documentos brasileiros originais ou cópias autenticadas que podem ser enviadas por faz através alguém no Brasil.

Para que você ganhe tempo, leve sempre uma cópia autenticada das páginas 1, 2 e 3 do passaporte e guarde-as em outro lugar, como a mala. No caso dos homens, o consulado ainda poderá solicitar o certificado de reservista.

Saiba que alguns documentos não são fornecidos pelos consulados, como título de eleitor, CNH e RG, pois estes devem ser solicitados apenas no Brasil.

Perdi meu passaporte na metade da viagem

Por ser um processo mais complicado, você vai precisar pedir ajuda de alguém da sua família que esteja no Brasil para que esta pessoa reúna todos os seus documentos necessários e autentique as cópias para enviar a você no exterior.

No caso do país não ter representação brasileira, você terá que encontrar uma que esteja mais próxima e assim que conseguir, terá que entrar em contato via e-mail ou por telefone para explicar toda a situação para então dar início ao trâmite.

Tanto a autorização para voltar ao Brasil quanto um novo passaporte será enviado pelos correios por meio do endereço que o requisitante informou. Nesse caso o turista terá que esticar a reserva.

O que fazer para evitar todo esse trabalho?

Para evitar tantos transtornos no caso de perder o passaporte nas viagens internacionais, siga essas dicas:

  • Leve sempre uma cópia do seu passaporte e visto na mochila durante os passeios. Quando sair do hotel, deixe os originais em um cofre do hotel e leve apenas as cópias, a menos que vá precisar do documento original;
  • Deixe com alguém da família no Brasil, cópias autenticadas dos seus documentos, como o título de eleitor, carteira de identidade, certidão de nascimento ou de casamento, certificado de alistamento militar. Isso serve para que, no caso de qualquer emergência, alguém de confiança terá como te ajudar mais rápido, enviando as cópias escaneadas.

E para ficar mais tranquilo, caso tudo isso ocorra, faça um seguro viagem e tenha toda ajuda de que precisa no exterior, seja ela auxílio jurídico, médico, odontológico ou outros. Contrate uma das melhores seguradoras de seguro viagem e fique seguro. Se desejar saber mais, entre em contato conosco!

– Artigos relacionados:

Um Comentário

Camila Alves

Fomos furtados em Paris no mês passado e levaram os nossos passaportes válidos e os vencidos que possuíam os vistos americanos válidos, pois fomos aos EUA primeiro. Fomos até o consulado de Paris e após o pagamento de uma taxa de 120€ o adulto e 80€ a criança, emitiram novos com validade de 4 anos. Nos entregaram em 24h, pois comprovamos que tínhamos outros países ainda para visitar. Foi um baita transtorno, um stress indescritível, mas tudo se resolveu e não precisamos cancelar o resto da viagem. O atendimento no consulado de Paris foi espetacular!!!

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.